sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dedicação da Basílica de São João Latrão


Dos Sermões de São Cesário de Arles, bispo
(Sermo 229, 1-3: CCL 104, 905-908) (Séc. VI)
Somos todos pelo Baptismo templos de Deus
 Pela graça de Cristo, irmãos caríssimos, celebramos hoje com alegria e júbilo o dia aniversário da consagração deste templo. Mas nós é que devemos ser o templo vivo e verdadeiro de Deus. Com razão, porém, as comunidades cristãs celebram fielmente a solenidade da Igreja Mãe, pois sabem que renasceram espiritualmente por meio dela. Pelo primeiro nascimento éramos vasos da ira de Deus, mas pelo segundo convertemo-nos em vasos da sua misericórdia. O primeiro nascimento gerou nos para a morte; o segundo restituiu nos à vida.Todos nós fomos templo do diabo antes do Baptismo, mas depois do Baptismo merecemos ser templos de Cristo; e, se pensarmos com mais interesse na salvação da nossa alma, tomamos consciência de que somos realmente o templo verdadeiro e vivo de Deus. Deus não habita só em templos edificados pelos homens, nem em casas construídas de madeira ou de pedra, mas principalmente na alma feita à imagem de Deus e por sua própria mão. Assim diz, com efeito, o apóstolo São Paulo: O templo de Deus é santo, e vós sois esse templo.Se Cristo, com a sua vida, expulsou o diabo dos nossos corações, a fim de preparar em nós um templo para Si, trabalhemos com a sua ajuda quanto pudermos para que Ele não seja ofendido em nós com as nossas obras más. Na verdade, todo aquele que pratica o mal ofende a Cristo. Como já disse, antes de Cristo nos resgatar fomos casa do diabo. Depois merecemos ser casa de Deus, porque Ele Se dignou fazer de nós a sua morada.
Por isso, irmãos, se desejamos celebrar com alegria o aniversário deste templo, não devemos destruir em nós, com obras más, os templos vivos de Deus. E direi isto de maneira que todos possam compreender: sempre que vimos à igreja, devemos preparar bem a nossa alma, tal como gostamos de ver adornado o templo de Deus. Queres encontrar a basílica limpa? Então não queiras sujar a tua alma com a imundície do pecado. Se queres que a basílica esteja luminosa, também Deus deseja que a tua alma não esteja nas trevas, como diz o Senhor no Evangelho: brilhe em nós a luz das boas obras e seja glorificado Aquele que está nos Céus. Assim como tu entras nesta igreja, também Deus quer entrar na tua alma, como prometeu: Estabelecerei a minha morada no meio deles e viverei com eles.



Nota Histórica

Segundo uma tradição que remonta ao século XII, celebra se neste dia o aniversário da dedicação da basílica de Latrão, construída pelo imperador Constantino. Inicialmente foi uma festa exclusivamente da cidade de Roma; mais tarde, estendeu se à Igreja de rito romano, com o fim de honrar a basílica que é chamada «a igreja mãe de todas as igrejas da Urbe e do Orbe» e como sinal de amor e unidade para com a Cátedra de Pedro que, como escreveu S. Inácio de Antioquia, «preside à assembleia universal da caridade».                                                    

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Informação da Câmara Municipal do Porto Moniz


Caro(a) Munícipe,

Na sequência da forte precipitação que se fez sentir no Porto Moniz, ocorram danificações na rede de abastecimento de água potável, em algumas localidades. Face a estas ocorrências haverão falhas no abastecimento de água potável nos seguintes sítios/ freguesias:

- Ribeira da Janela, em toda a freguesia. A intervenção está a ser realizada, mas não há uma data específica para a sua
reposição.

- Porto Moniz, nos sítios da Vila, Lamaceiros, e demais zonas cujo abastecimento é realizado com a água proveniente da ETA dos Lamaceiros, atendendo a que uma quebrada que ocorreu na levada de onde é captada a água para tratamento, está a impedir a sua passagem. A intervenção está a ser realizada, mas não há uma data específica para a sua reposição.

- Seixal, a intervenção está a ser realizada, mas não há uma data específica para a sua reposição.


Face ao exposto, apela-se à população em geral, à racionalização no consumo de água e à compreensão até que o fornecimento de água seja restabelecido.

O executivo da Câmara Municipal do Porto Moniz agradece também a todos a partilha desta mensagem.

Obrigado.