sábado, 19 de janeiro de 2013

Informações Paroquiais II Semana do Tempo Comum

Criança na missa


Escrito por Rachel Abdalla. Publicado em Catequese

Uma das exigências da formação cristã é a prática das virtudes (Exortação Apostólica Catechesi Tradendae  – Papa João Paulo II – 1979), e uma delas é a oração. Podemos ler isso na carta de São Paulo aos Romanos (12,12), na qual ele convida para que sejamos alegres na esperança e perseverantes na oração. Assim também devem ser as crianças, desde bem pequeninas!
Elas precisam crescer num ambiente onde a oração faz parte dos hábitos da família, e aprender que elas têm um compromisso com Deus, todos os finais de semana, na Missa.
Segundo o Catecismo, a educação da consciência é uma tarefa de toda a vida, e as crianças, desde os seus primeiros anos precisam ser alertadas para uma educação prudente que ensina as virtudes... (Cf. CIC 1784).
Quando seus pais as levam na Missa, eles estão cumprindo com a responsabilidade de cristãos que são, e as crianças vão formando, no inconsciente, os conceitos de perseverança na oração, de louvor a Deus, e de respeito aos Mandamentos, em especial ao 3º que é 'guardar os domingos e dias de festas para dar graças a Deus'.
A Igreja é o lugar onde se realiza a educação da fé das crianças pela catequese, portanto, precisa estar preparada para recebê-las e acolhê-las, também nas Missas, desde bem pequeninas, para que sejam inseridas na vida cristã a partir dos hábitos cristãos, inicialmente acompanhando seus pais, onde aprendem a rezar 'em comunidade' e ouvir os ensinamentos de Jesus.
 Conforme a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi  (44), a catequese deve ser adaptada à idade, à cultura e à capacidade do catequizando, procurando sempre fazer com que ele grave na memória, na inteligência e no coração, as verdades essenciais que deverão permanecer durante toda a sua vida. E os catequistas devem ser bem preparados e demonstrar-se cuidadosos, procurando conhecer cada vez mais esta arte superior, indispensável e exigente da catequese.
Esta proposta de uma catequese-litúrgica para os pequeninos, que se dá no momento da Missa, requer também uma linguagem e um espaço adequados para que eles: vivenciem a comum união com os amiguinhos, 'onde a Palavra de Deus seja meditada na oração pessoal, atualizada na oração litúrgica e interiorizada em todo o tempo' (Cf. CIC 2688); partilhem o que aprendem e o que descobrem durante a semana; cresçam na fé ouvindo as histórias da vida de Jesus; e conheçam o Amor sentindo-se filhas de um Deus que também é Pai. E tudo isso de modo lúdico, apropriado e na linguagem delas, ou seja, brincando, caminhando passo a passo com Jesus, pelos evangelhos dominicais, enquanto são acolhidas nas missas.
A formação cristã das crianças menores está, primeiramente, nas mãos dos pais que devem perseverar com elas na oração, nos hábitos e nas virtudes cristãs; mas também sob os cuidados da Igreja que precisa apontar o Caminho que elas devem seguir, acolhendo-as assim como Jesus acolheu os pequeninos, os seus preferidos.

Jornada actualização do Clero

Diocese do Funchal 
Secretariado Diocesano de Pastoral 

"Como os discípulos de Emaús, peregrinos da Fé!"

 Seminário Diocesano do Funchal De 22 a 24 de Janeiro de 2013 
Com a presença de Sua Ex.ª Rev.ma D. António Carrilho, Bispo do Funchal 



PROGRAMA: 

Terça-feira, 22 de Janeiro de 2013 

10h00 – Hora Intermédia 
10h15 - Abertura das Jornadas D. António Carrilho, Bispo do Funchal 
10h20 – Conferência: Enquadramento histórico, teológico e pastoral do Concílio Vaticano II Padre Manuel Barbosa, scj – Director do Secretariado Geral do Episcopado 
11h15 – Intervalo 
11h45 – Continuação da conferência 
12h45 – Almoço 
14h30 – Painel  A constituição «Dei Verbum» sobre a Revelação Divina. Padre Toni Sousa Catecismo da Igreja Católica – a fé no contexto do Vaticano II Padre Héctor Figueira 
15h30 – Debate 
16h00 – Vésperas 
16h30 – Encerramento

 Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2013

10h00 – Hora Intermédia 
10h20 – Conferência: A constituição «Sacrossanctum concilium» sobre a Sagrada Liturgia Padre Manuel Barbosa 
11h15 – Intervalo 
11h45 – Conferência: A constituição «Lumen gentium» sobre o Mistério da Igreja Cónego Vítor Gomes 
12h45 – Almoço 
14h30 – Painel: Decreto «Presbyterorum ordinis», sobre o ministério e vida dos sacerdotes Padre Manuel Barbosa 
Decreto «Optatam totius» sobre a formação sacerdotal Padre Giselo Andrade 
15h30 – Debate 
16h00 – Vésperas 
16h30 – Encerramento 

Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

10h00 – Hora Intermédia 
10h20 – Conferência: Constituição «Gaudium et spes» sobre a Igreja no Mundo atual Padre Manuel Barbosa 
11h15 – Intervalo 
11h45 – Painel: Decreto «Ad gentes» sobre a atividade missionária da Igreja Padre Moura Mendes, cm 
Decreto «Apostolicam actuositatem» sobre o apostolado dos leigos Dr. Rui Correia 
12h45 – Almoço 
14h30 – Interpelações do resultado do inquérito da UCP sobre as «atitudes e representações da sociedade face à Igreja», concretamente na Diocese do Funchal Padre Manuel Barbosa. 
15h30 – Debate 
16h00 – Vésperas 
16h30 – Encerramento