quarta-feira, 24 de outubro de 2012

COMUNICADO DO CONSELHO PRESBITERAL


O Conselho Presbiteral da Diocese do Funchal esteve, hoje, reunido em sessão ordinária, presidida pelo Bispo Diocesano, D. António Carrilho.
Tendo sido feita a leitura e aprovação da acta da reunião anterior, o Conselho fez um ponto da situação do desenvolvimento dos trabalhos da comissão de estudo para a "Renovação das Festas e Tradições". Apresentou-se a síntese da consulta àqueles que mais directamente estão ligados à organização e à realização das festas, da qual saíram algumas linhas orientadoras que irão agora para a reflexão nos arciprestados.
Num segundo ponto procedeu-se a uma breve avaliação do ano pastoral transacto. Em termos gerais a avaliação foi muito positiva. Destacou-se o empenho dos vários arciprestados na concretização local e paroquial das várias linhas propostas, referindo que não ficam circunscritas ao ano, mas continuam activas no âmbito da pastoral geral. Realçou-se ainda a grande dinamização colocada na Festa das Famílias. Em relação a este ano relembraram-se as várias propostas e constatou-se que os arciprestados já estão empenhados e dinamizados para a sua concretização, através das várias actividades já programadas.
No que diz respeito a orientações pastorais acerca da Realização de concertos nas igrejas, capelas e reitorias e à Preparação e Celebração dos sacramentos da iniciação cristã, após algumas observações, as mesmas continuam em estudo nos arciprestados para aprovação próxima.
Ao conselho foi apresentado o documento da Pontifícia obra para as Vocações Sacerdotais, lançado no mês de Março e intitulado “Orientações Pastorais para a promoção das vocações sacerdotais”. Acentuou-se, de maneira concreta, as indicações pastorais que o documento propõe no III Capítulo, recolhidas das experiências partilhadas a nível Europeu.
No último ponto da agenda foi abordado o destino a dar à renúncia do Advento, tendo o conselho proposto, por unanimidade, o seu encaminhamento para o Fundo Social Diocesano.
A finalizar a sessão, foram dadas algumas informações relacionadas com a exposição “Bíblia em Festa”, patente neste momento na Calheta e, futuramente, em Machico e no Funchal: Foram ainda apresentadas as indulgências propostas pela Penitenciaria Apostólica, no âmbito do Ano da Fé, com o intuito de promover nos fiéis uma renovação espiritual que produza frutos mais abundantes, neste ano especial de celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II.
Concluiu-se o Conselho, marcando a próxima sessão para o dia 13 de Março de 2012.

Funchal, 24 de Outubro de 2012.
Secretariado Permanente.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Poema de Acção de Graças à Irmã Wilson


A querida Boa Mãe
É este tempo sem hora
E uma Mãe sem limite
Então não pode ir embora

É a luz que não se apaga
Quando sopra o vento forte
E a grande chuva desaba
Sempre em nosso pensamento

O morrer sempre acontece
Com o que é breve e passa
Continuas entre nós
Em favor da tua graça

Ficarás sempre connosco
Na verdade do teu amor
Pede a Deus por todos nós
Leva-nos todos ao Senhor

Obrigado meu Bom Deus
Por tal dom à tua Igreja
Por esta brilhante luz
No amor que se deseja