sábado, 7 de setembro de 2013

Nomeações Pastorais para a Diocese do Funchal

Constituindo missão própria do Bispo a importante e difícil tarefa de assegurar a assistência espiritual e religiosa das comunidades cristãs e o seu dinamismo evangelizador, Sua Ex.cia Rev.ma D. António Carrilho, Bispo do Funchal, procedeu às seguintes dispensas e nomeações pastorais: 

1. Cónego José Fiel de Sousa – Reitor da Igreja do Colégio, sendo dispensado de Pároco de São Pedro. 

2. Cónego João Francisco Dias – Pároco de São Pedro, sendo dispensado de Pároco de São Martinho. 

3. Padre Marcos Paulo Abreu Pinto, a convite da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, é autorizado a prestar assistência religiosa aos emigrantes, como Capelão da Missão Católica Portuguesa, na Diocese de Westminster, em Londres, por um período de três anos. É, por isso, dispensado das funções de Pároco da Nazaré e demais responsabilidades que lhe estavam confiadas, no âmbito da pastoral Diocesana. 

4. Padre Marcos Fernandes Gonçalves – Pároco de São Martinho e da Nazaré, sendo dispensado de Reitor da Igreja do Colégio. 

5. Padre Pedro Filipe de Góis Nóbrega – Vigário Paroquial de São Martinho e da Nazaré. 

6. Padre Luís Miguel Delgado Pedreiro – Pároco de Santo António da Serra, Bom Caminho e João Ferino, mantendo-se Pároco de Água de Pena. Dispensado de Pároco da Assomada. 

7. Padre Paulo Sérgio Cunha da Silva – Pároco da Assomada, mantendo-se Pároco da Achada. Dispensado de Vigário Paroquial de Santa Cruz. 

8. Padre Vítor Apolinar Abreu Gonçalves – Pároco de São Vicente, mantendo-se membro da Equipa Formadora do Seminário. Dispensado de Vigário Paroquial de São Pedro. 

9. Padre Élio de Freitas Gomes – Pároco de Ponta Delgada, mantendo-se Pároco de Boaventura e Fajã do Penedo. 

10. Padre Giselo Alberto Vieira Andrade – Director do Secretariado das Comunicações Sociais, mantendo-se Pároco do Monte. Dispensado da Equipa Formadora do Seminário. 

11. Padre Rui Daniel Fernandes da Silva – Membro da Equipa Formadora do Seminário, mantendo as responsabilidades já assumidas no Pré-Seminário. Dispensado da sua colaboração pastoral na Paróquia da Nazaré. 

12. Padre Manuel Fernando Ribeiro (scj) – dispensado das funções de Pároco da Serra de Água. 

13. Padre Isildo Gomes da Silva (scj) – Pároco de Serra de Água, conforme proposta do Superior Provincial dos Sacerdotes do Coração de Jesus. 

 Os sacerdotes, cujas nomeações se publicam, conservam as faculdades canónicas dos respectivos ministérios, até à tomada de posse dos seus sucessores. E, se nada for dito expressamente em contrário, mantêm também os outros ofícios que lhes estão confiados por anteriores nomeações. A tomada de posse dos novos párocos far-se-á, sob a presidência do Bispo Diocesano ou seu Delegado, em datas a anunciar oportunamente. A Diocese agradece a disponibilidade e o espírito de serviço eclesial dos sacerdotes agora nomeados e a atitude de fé, confiança e cooperação das comunidades que deles se despedem ou os acolhem. 

 Secretaria Episcopal do Funchal, 07 de Setembro de 2013